Anuncio

Anuncio

Anuncio

397848_Live Longer 728 x 90

HIGIENE BUCAL BÁSICA


O Que é Uma Boa Higiene Bucal?
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio...

Dicas:

Guie sua família para a Saúde Bucal
Que tipo de escova devo usar.
O que é uma nutrição adequada

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes...

Saúde Bucal em Qualquer Idade

Higiene Bucal Básica
Problemas Comuns


O que são cáries?

"Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas. Os tipos de cáries incluem:

Cárie coronária - o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.
A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.


Como eu sei se estou com uma cárie?
Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie. Isto porque as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.
É maior a probabilidade das cáries de se desenvolverem em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

Como posso ajudar a evitar as cáries?
Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.








Image and video hosting by TinyPic


  • O CÂNCER DE BOCA TEM CURA. VOCÊ MESMO PODE SE AJUDAR. FAÇA O AUTO-EXAME DA BOCA, É FÁCIL, RÁPIDO E IMPORTANTE-CONSULTE SEMPRE O SEU CIRURGIÃO-DENTISTA.

    Procure um espelho em um local bem iluminado e verifique:

  • Lábios
    Língua (principalmente as bordas)
    Assoalho (região embaixo da língua)
    Gengivas
    Mucosa jugal (bochecha)
    Palato (céu da boca)
    Tonsila ou amígdala

    CÂNCER DE BOCA

    Doença-Mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos. O diagnóstico precoce é considerado fundamental para o sucesso do tratamento. As consultas regulares ao dentista ou ao médico são importantes para diagnosticar o tumor. A maioria dos casos e diagnosticada tardiamente. O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no inicio.

    QUAL A CAUSA?
    Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o vicio de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Quando fumo e álcool está associado, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes. No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol e o principal fator, seguido do fumo.

    COMO APARECE?
    O câncer de boca aparece geralmente como ulcera (ferida) que no inicio não dói e não tem tendência a cicatrização. Cresce continuamente.
    O câncer de boca também pode se apresentar como alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume (caroços, carnes crescidas, bolinhas).
    Ferida na boca que não desaparece em 21 dias deve ser avaliada pelo cirurgião-dentista.

    COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

    A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal e pelo auto-exame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião dentista que ira avaliar a necessidade da realização de uma biopsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação, ou não, do diagnostico.

    ASPECTOS CLÍNICOS DO CÂNCER DE BOCA.
    Pequenas lesões em assoalho.
    Ulcera indolor em borda de língua.
    Câncer de lábio associado à exposição aos raios de sol.
    Ulceras em assoalho e gengiva.

    COMO É O TRATAMENTO?

    Após o diagnostico realizado pelo cirurgião-dentista, o paciente será encaminhado para o tratamento oncológico que e feito basicamente por meio de cirurgia, associada ou não a radioterapia e quimioterapia.

    CÂNCER DE BOCA TEM CURA?

    Sim, Se diagnostico no inicio e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos. No Brasil, metade deles e diagnosticada tardiamente. A melhor maneira de reverter essa situação e com a informação e auto-exame de boca.

    COMO PREVENIR?

    Deixe de fumar.
    Evite bebidas alcoólicas. Proteja-se dos raios do sol (boné, chapéu,protetor solar,etc.).
    Elimine fatores traumáticos na boca (prótese mal adaptada, dentes tortos, carie restos dentários).
    Alimente-se de maneira saudável.
    Execute o auto-exame periodicamente.
    Procure o cirurgião-dentista se encontrar qualquer alteração em sua boca.

    DEVEM PROCURAR EM CASO DE SUSPEITA DE CÂNCER DE BOCA:
    Consulta com um Cirurgião-Dentista

    Uma Unidade de Saúde

    Invista em você:

    Consulte periodicamente o seu Cirurgião-Dentista.

    BENEFICIOS DE UMA BOCA SÁUDAVEL:

    Sorriso saudável gera bem estar geral
    Boa aparência
    Boa pronuncia
    Boa mastigação
    Boa digestão
    Bom hálito
    Bom relacionamento social
    Favorece a vida profissional
    Qualidade de vida

    LEMBRE-SE:

  • O exercício ilegal da profissão e crime previsto no artigo 282 do Código Penal. Verifique se seu Cirurgião-Dentista está registrado no Conselho.

  • Fonte:Conselho Regional de Ondontologia de Mato Grosso do Sul

Nenhum comentário: