
CUIDADO COM ESSE MOSQUITO
A CADA ANO, a preocupação com a epidemia de dengue é maior.
Aedes aegypti,esse mosquito,portador do vírus da dengue,é ainda um dos transmissores da febre amarela urbana, também transmitida pelo Aedes aealbopictus-,sendo que, para esse mal existe uma vacina eficaz.
No caso da dengue, ainda não se chegou a uma vacina polivalente que imunize os tipos da doença. Quanto a febre amarela, basta vacinar as pessoas que estão em comunidade de risco (matas), para eliminar a possibilidade da febre urbana, lembrando que a vacina tem a validade de dez anos.
No caso da dengue a melhor arma contra esse mal é a prevenção, mantendo os quintais limpos, livre de recipientes que possam acumular água, manter as plantas direto em vasos com terras, e cuidar também do quintal de seu vizinho.
SINTOMAS
Dor de cabeça, cansaço, sonolência, febre e dores nas articulações.
No caso da febre, logo no segundo ou terceiro dia, a pessoa sente muito enjôo e vômito.
A dengue pode causar ou não manchas pelo corpo.
DIAGNÓSTICO
É pelo exame de sangue (sorologia) que se constata a presença do vírus.
TRATAMENTO- Repouso, boa alimentação e ingestão de bastante liquido. No caso de começar a perder sangue, o procedimento é a internação para poder ser hidratado com soro,não podendo tomar medicação que contenha acido acetilsalicílico,pois esse medicamento pode favorecer a perda de líquido da corrente sanguínea para o organismo,aumentando a possibilidade de agravar o quadro para uma dengue hemorrágica.
Fonte:Fio Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário