Anuncio

Anuncio

Anuncio

397848_Live Longer 728 x 90

AS DOENÇAS DOS OLHOS


AS DOENÇAS DOS OLHOS

Entre as várias doenças que podem causar visão subnormal, temos:

GLAUCOMA.
Caracterizado pelo aumento de pressão intra-ocular, o glaucoma é o mais freqüente em pessoas com mais de 40 anos. Muitas vezes isso acontece devido a problemas de drenagem do líquido intra-ocular(humor aquoso). A doença pode ser congênita e geralmente é descoberta em grau avançado.
Por outro lado, o glaucoma agudo provoca dor intensa e perda total da visão. Em ambos os casos, o tratamento recomendado é a cirurgia de urgência. Se não for feito o controle do problema, pode haver a diminuição do campo visual periférico de forma irreversível. A prevenção é feita através de exame oftalmológico regular, quando é medida a pressão intra-ocular que, em crianças, pode ser feita com narcose (de curta duração).


DEGENERAÇÃO MACULAR.
O problema acontece devido à degeneração das células da mácula que se localiza na retina, em conseqüência da idade. É freqüente em pessoas com mais de 60 anos e não existe tratamento clínico ou cirúrgico capaz de restabelecer a visão. Os sintomas são dificuldade para ler e escrever e a percepção de uma mancha (escotoma ) no centro do eixo ótico. Há também a perda de sensibilidade aos contrastes, que pode ser minimizada por uma boa iluminação.

DIABETES.
O diabete é responsável por 5% das causas de deficiência visual e perda total da visão em adultos. Se a doença não for tratada adequadamente, podem ocorrer alterações vasculares na retina que podem levar à cegueira. O problema pode ser prevenido pela detecção precoce de alterações da retina, seja pelo exame clínico regular (fluoresceinografia) em pacientes com predisposição à doença, ou já diagnosticada e em acompanhamento.
O tratamento é feito pela aplicação de raios laser na tentativa de controlar a retinopatia. A retina remanescente pode permanecer como uma ilha de visão útil, podendo permitir aos pacientes a realização de algumas tarefas do dia a dia. Porém, a leitura e a escrita tornam-se muitos difíceis, assim como a locomoção e a mobilidade, pela perda do campo visual.


PREVINA-SE

1. Com exame oftalmológico anual.
2. Solicitando ao seu médico que verifique sua pressão intra-ocular.
3. Adotando um estilo de vida saudável. Em caso de diabetes, mantenha-se no controle da doença, adotando regime alimentar apropriado.
4. Procurando o médico imediatamente, logo que perceba os primeiros sintomas de baixa visão.

5. Lavando bem as verduras, evitando o consumo de carne crua e o contato muito próximo com gatos, coelhos e outros animais transmissores da toxoplasmose. A carne de porco e embutido deve ser eliminada do cardápio.
Retinose pigmentar. É a perda progressiva da visão, causada pela antrofia as células periféricas da retina. Geralmente aparece após 15 anos e tem evolução variável. Com a perda do campo periférico, a pessoa tem a sensação de enxergar através de um canudinho. O campo central remanescente é de cerca de cinco graus ( o normal são 30 graus ). A causa é genética e pode aparecer mais de um caso na mesma família. Não existe tratamento clínico ou cirúrgico para a recuperação da visão, podendo chegar à perda total. A prevenção, quando possível, é feita por aconselhamento genético.


Coriorretinite.
Ocorre pela atrofia das células maculares, provocada por infecção que pode ser congênita ou adquirida através de toxoplasmose. O parasita causador da doença pode ser transmitido ao homem através do contato com animais como gato, coelhos, e pombos, ou pelo consumo de carne quase crua, verduras mal lavadas e ovos.
Na maioria das vezes , o parasita é transmitido para a mãe durante a gravidez, que passa a doença para o filho através do sangue. Se isso ocorrer no final da gestação, o parasita prejudica os olhos do bebê; mas, se acontecer no começo, a conseqüência pode ser mais grave, causando problemas para a criança andar, falar e pensar. Se ocorrer a partir do sexto mês de gestação, a criança terá como seqüela uma cicatriz nos olhos que reduzirá sua visão em até 80%.
A doença é responsável por 60% dos casos de perda de visão em crianças. Sua prevenção pode ser feita através dos cuidados de higiene com alimentação, cozinhar bem os alimentos e evitar o contato com os animais referidos acima. Além de não ingerir carne de porco ou embutidos.


Retinopatia da prematuridade.
Doença da retina, comum em bebês prematuros. Isso acontece com muitos recém-nascidos prematuros que necessitam ficar na incubadora para sobreviver. A doença pode aparecer de forma mais branda ou mais grave e só um exame feito pelo oftalmologista poderá detectar o problema. A retinopatia da prematuridade provoca o crescimento anormal de vasos da retina, que ainda está em desenvolvimento.Se for detectada precocemente, poderá ser tratada com cirurgia. Se não for tratada, a criança poderá perder a visão por descolamento da retina.

Catarata.
Com aspecto de uma mancha esbranquiçada, que pode aparecer em vários tamanhos, a catarata é um problema que aparece no cristalino do olho. Quanto maior a mancha, mais difícil enxergar com nitidez. Muitas vezes, a catarata aparece em conseqüência de infecção adquirida mãe durante a gravidez. Nesses casos, vacinas contra doenças como rubéola pode prevenir o problema. Outras vezes, podem surgir porque já ocorreram outros casos na mesma família. O tratamento da catarata e cirurgia. Pode haver necessidade da utilização de óculos após cirurgia.
DIABETES MELLITUS

QUEM PODE TER?

Existem dois tipos: Diabetes Mellitus tipo 1- o pâncreas pára de produzir a insulina. Há portanto , necessidade de uso diário da mesma.Ocorre comumente na faixa etária de 0 a 15 anos.Diabetes Mellitus tipo 2- ligado à obesidade, encontrado em adultos acima de 40 anos e crianças obesas.O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1, e pode responder ao tratamento com dieta, exercício físico e uso de medicamentos combinados á insulina.

O QUE FAZER?

O diabetes tem tratamento e pode ser controlado. A prevenção é a melhor maneira que o Diabetes apareça. Para isso, mantenha a taxa de glicose próxima do original, não consuma muita proteína animal, mantenha a pressão arterial baixa, não fume, faça exames anuais mesmo sem sintomas, pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.

QUALQUER PESSOA PODE TER, TODOS DEVEM SE PREVENIR.

O QUE É?

O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz uma quantidade suficiente de insulina, hormônio que ajuda no controle da digestão do açúcar ou quando a insulina não age de maneira adequada. O início do diabetes, em geral, requer associação dos fatores genéticos com fatores ambientais e com estilo de vida da pessoa.

QUAIS OS SINTOMAS?

Alguns dos sintomas do diabetes são sede e fome exageradas,aumento da quantidade de urina,fraqueza e cansaço.Também podem ocorrer emagrecimento, aumento da pressão arterial, infecções de pele e micoses.

COORDENADORIA ESTADUAL DA HIPERTENSÃO E DIABETES.

Nenhum comentário: