Anuncio

Anuncio

Anuncio

397848_Live Longer 728 x 90

ESTRESSE/STRESS/CAUSAS


ESTRESSE/STRESS

O estresse ou tensão nervosa ou stress (em inglês) ou ‘stress’(em português de Portugal) pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais.Pela definição, estresse inclui a resposta de componentes físicos e mentais.
O termo estresse foi publicado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existe dois tipos de estresse : o crônico e orgânico.
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido a mudança brusca no estilo de vida e a exposição de um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando o sintoma de estresse persistem por um longo intervalo de tempo,pode ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e a depressão).
Os nossos mecanismos de defesa passa a não responder de uma forma eficaz,aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças,especialmente cardiovasculares.

FOLCLORE DO ESTRESSE
O estresse tem como concepção a ansiedade, o antagonismo, a exaustão, a frustação, o despreparo, o excesso de trabalho, a TPM, a confusão, o estado de pranto e o medo. Todos esses sintomas deram origem ao termo stress ou estresse.
O uso popular do termo expandiu rapidamente e criou uma indústria de psicologia popular, auto ajuda , e psicoterapia.Rapidamente o termo chegou aos filmes e seriados nos anos 30, 40 e 50 e foi mostrado como se a doença fosse feita por cientistas maliciosos que manipulavam os hormônios humanos.

CAUSAS

As causas que podem levar as pessoas ao stress:

Dor e mágoa;

Luz forte;

Níveis altos de som;
Eventos;
nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia;Responsabilidade; Dívidas não pagas e falta de dinheiro;
Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos;

Relacionamento pessoal: conflito e decepção ;

Estilo de vida: comidas não saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia ;

Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil);

Idade;

O estresse pode ativar o sistema simpático e o sistema nervoso autônomo e liberar em excesso os hormônios incluindo a adrenalina / epinefrina e o cortisol.

TRATAMENTO
O tratamento pode ser feito por médicos através de remédios e atividade física regular controlada por profissionais da Educação Física, ou, eventualmente, por psicólogo.

Origem: Wikipédia ,a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: