Anuncio

Anuncio

Anuncio

397848_Live Longer 728 x 90

A importância do tratamento humanizado para crianças com câncer



A importância do tratamento humanizado para crianças com câncer
  • DIAGNÓSTICO PRECOCE

    Fique de olho,pode ser câncer infanto-juvenil.
  1. Diagnóstico precoce

  2. Centro Especializado para Tratamento

  3. Diagnóstico Preciso

  4. Suporte Terapêutico Adequado

  5. Tratamento Adequado

  6. Suporte Social e Psicológo

  7. Cura
  • SINAIS E SINTOMAS

  • Anemia inexplicada com ou sem dores nos ossos;

  • Perda significativa de peso;

  • Febre prolongada;

  • Manchas rochas pelo corpo e com sangramento em locais que não seja de traumas;

  • Caroços(inguas)que continuam crescendo após a melhora do quadro inflamatório;

  • Aumento dos olhos;

  • Reflexo branco nas pupilas(olho de gato);

  • Dor de cabeça que não melhora após o uso de analgésicos,acompanhada de vômito;

  • Dificuldade de engolir alimentos;

  • Mudança de cor,números e tamanho de pintas,verrugas e sinais de pele;

  • Mudanças rápidas ou demoradas no funcionamento intestinal;

  • Pneumonia sem cura;

  • Aumento de volume abdominal;

  • Otite crônica(inflamação no ouvido) acompanhada de dermatite seborréica.



  • FONTE:aacd.MS/associação dos amigos das crianças com câncer





  • FAÇA O EXAME PREVENTIVO!

  • *Não deixe que a vergonha e o medo atrapalhem.
    *Converse com o seu médico e informe-se sobre o exame Papanicolau.

    1 Como evitar o câncer de colo de útero?
    Fazendo o exame preventivo Papanicolau.
    Esse tipo de câncer demora muitos anos para desenvolver, e as alterações das células podem ser descobertas desde o início. Por isso, se você fizer o exame preventivo, detectar a alteração precocemente e seguir o tratamento de forma adequada, as possibilidades de cura são de 100%.


    2 O que é o exame preventivo?
    É a coleta de secreções do colo do útero,feita com uma espátula e escovinha que pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo, que diminui se você estiver tranqüila. O material coletado é colocado numa lâmina de vidro, que será examinada posteriormente ao microscópio.
    3 Que mulheres devem se submeter ao exame?
    Aquelas que têm ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 59 anos idade. ( inclusive gestantes).

    4 Onde fazer o exame preventivo?
    Procure o ambulatório, posto ou centro de saúde mais próximo de sua casa. Aproveite a ocasião e solicite ao profissional de saúde que realize o exame clínico das mamas.

    5 Quais os cuidados para a realização do exame?
    *Não ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.
    *Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame.
    *Não estar menstruada. Em caso sangramento fora do período menstrual, procure o serviço de saúde para orientação e, se necessário, tratamento.

    6 E se o resultado for Negativo para câncer?
    Você somente precisará repetir o exame preventivo após um ano.Depois da obtenção de dois resultados de exames negativos para câncer (normais),com intervalo de um ano,o exame só precisará ser repetido após três anos.

    8 Se o resultado der alguma alteração?
    Você será encaminhada para a realização de outro exame mais detalhado e, se for necessário, será feito um tratamento.Siga a orientação recebida.Aproveite este momento para esclarecer as suas dúvidas.
    Se a mulher fiz uma histerectomia (retirada do útero) e tem mais de 59 anos, o médico esclarecerá sobre a necessidade ou não do exame.

    Fonte: Ministério da Saúde.



CÂNCER DE MAMA

  • O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta com mais freqüência entre as mulheres brasileiras. É mais comum do que o câncer de colo e de útero.
  • A maior incidência ocorre em mulheres entre quarenta e cinqüenta anos, o que não impede que ocorra em mulheres mais novas. Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer de mama é dos mais temidos pelas mulheres devido a freqüência e aos efeitos psicológicos da doença, que pode afetar a auto-estima e a sexualidade da mulher. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70, registrou-se um aumento de dez vezes em suas taxas de incidência. Embora raríssimos, também se registram casos de câncer de mama em homens. Aproximadamente para cada 200 casos de câncer de mama em mulheres existe um em homem.
    Em termos de prevenção primária, devem ser lembradas,em primeiro lugar,as medidas mais simples, dietéticas e comportamentais, que valem a pena ser estimuladas. Deve-se evitar obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão alcoólica em excesso.

  • O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas:
  • O câncer de mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou embaixo do braço; Mudança no tamanho ou no formado da mama; Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola; Secreção contínua por um dos ductos; Retração da pele da mama ou do mamilo (papila); Inchaço significativo ou distorção da pele.
  • O câncer de mama, quando no início, pode ser tratado antes que se espalhe, quando as chances de cura são maiores, os tratamentos menos agressivos e não mutilantes.Portanto, ao sentir qualquer alteração em suas mamas, procure seu médico.
    O exame físico das mamas realizado por médicos ou paramédicos treinados é também eficiente, permitindo o diagnóstico precoce de tumores com um ou mais centímetros de diâmetro. O auto exame das mamas, realizado pela própria paciente mensalmente após a menstruação, identifica nódulos a partir de dois e três centímetros de diâmetro, e deve ser também ensinado e praticado, especialmente em nosso meio, em que a maior parte da população não tem acesso a mamografia.
  • Ultrassonografia
  • Complementa a mamografia e informa se o nódulo é sólido ou contém líquido (cisto).
    Na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%, e essa deve ser a motivação maior para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.
    Qualquer suspeita deverá ser verificada. Se um dos exames anteriores for suspeito, será preciso efetuar uma biópsia para confirmar ou não o diagnóstico. Este exame consiste numa pequena cirurgia destinada a retirar um pedaço do nódulo suspeito, ou mesmo o nódulo inteiro, para que este seja analisado. Conforme o caso, isso pode ser feito através de agulhas.

    O Câncer de mama tem cura. Previna-se, fique de olho e mate no peito esta doença! E diagnosticando-se cedo, o tratamento é geralmente fácil, sem implicar na retirada total das mamas. Mas se isto for necessário, a reconstrução plástica das mamas fornece excelentes resultados.FONTE: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Um comentário:

Penelope Penteados disse...

Principalmente com crianças mas extensível a adultos. Aprendi bastante com o seu post. Estou pesquisando pra atualizar e incrementar o conteúdo do nosso website sobre câncer e toda informação é bem vinda. PArabéns pelo trabalho.